31 agosto 2011

O que é o tempo?

Lee Smolin

Qualquer criança sabe o que é o tempo. No entanto, a certo momento ela acaba se deparando, pela primeira vez, com os paradoxos que estão por trás da nossa noção cotidiana do tempo. Lembro-me de que, quando criança, fui assaltado, repentinamente, pela dúvida a respeito de o tempo acabar ou continuar indefinidamente. Ele deve acabar pois, caso contrário, como poderíamos conceber a infinidade da existência prolongando-se à nossa frente, se o tempo fosse ilimitado? Mas, se ele acaba, o que acontece depois?

Tenho estudo o que é o tempo durante grande parte da minha vida adulta. Mas preciso admitir desde já que não estou mais próximo de uma resposta do que estava quando comecei. Na verdade, mesmo depois de todo esse estudo, realmente acho que não podemos nem responder a uma questão simples como: “Qual é a natureza do tempo?”. Talvez o que de melhor eu tenha a dizer sobre o tempo é explicar como o mistério foi se aprofundando para mim à medida que me defrontava com ele.
[...]

Fonte: Brockman, J. & Matson, K., orgs. 1997. As coisas são assim. SP, Companhia das Letras.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker