Isostasia
Nigel Harris
Considere um bloco de madeira flutuando na água [...]. Observe que, quanto mais grosso for o bloco, maior será a espessura da madeira que emerge acima da água. O mesmo ocorre com um iceberg: quanto maior ele for, mais dele poderá ser visto acima da superfície do mar. A tendência da litosfera da Terra em comportar-se de maneira semelhante em relação à astenosfera subjacente é conhecida como isostasia.
A crosta continental (isto é, a parte superior da litosfera continental) tem composição principalmente granítica. Sua espessura média é de aproximadamente 40 km, mas sob as cadeias de montanhas pode chegar a 90 km de espessura. A crosta oceânica tem composição principalmente basáltica, com uma espessura média de aproximadamente 7 a 8 km, e é mais densa do que a crosta continental. Pela analogia com os blocos de madeira e icebergs, em equilíbrio isostático, a litosfera continental ‘passeia’ ou ‘flutua’ mais alto na astenosfera subjacente do que a litosfera oceânica, razão pela qual os assoalhos oceânicos estão abaixo do nível do mar.
[...]
Fonte: Harris, N. 2011 [2008]. Tectônica global, clima e vida. In: Cockell, C., org. Sistema Terra-vida: Uma introdução. SP. Oficina de Textos.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home