19 junho 2013

A Oposição Unificada

Pierre Broué

A luta da Oposição Unificada contra o aparelho stalinista, no interior do PCUS, é um dos episódios decisivos disto que muitos autores chamam ainda de ‘a luta pela sucessão de Lênin’ e que é, de fato, o episódio principal da luta entre o aparelho – ou seja, a burocracia no sentido político e social – e o partido com seus operários avançados e sua tradição revolucionária.

Sabemos agora que a oposição de 1923 continuou a existir como rede de simpatizantes. Sabemos igualmente que os membros da Oposição Unificada, do grupo Centralismo Democrático (os dezembristas) e os opositores ‘nacionais’ (por exemplo, os comunistas georgianos) prosseguiam com uma certa atividade.

A novidade é a aparição, em fins de 1925, do que se chamou a ‘Nova Oposição’, a Oposição de Leningrado, dirigida por Zinoviev e Kamenev. Discuti, em minha biografia de Trotsky, a origem do bloco entre a ‘Nova Oposição’ e a Oposição de 1923, ou seja, entre Zinoviev-Kamenev e Trotsky. Rejeitei a versão dada na famosa trilogia de Isaac Deutscher, sobre a base de má interpretação de um pretendido discurso de Zalutsky, que não foi mais do que um diálogo privado.
[...]

Três dos cinco dirigentes incontestáveis do partido, Zinoviev, Kamenev e Trotsky, eram membros da Oposição. Esta aparentava mesmo ser uma espécie de aliança de velhos bolcheviques contra Stalin e Bukharin, um pouco marginais. Acrescentando-se N. K. Krupskaya, a viúva de Lênin, torna-se claro que os que foram os mais próximos deste, não somente durante os últimos anos, mas, com exceção de Trotsky, durante sua vida inteira, estavam nos grupos da Oposição.
[...]

É igualmente indiscutível que a derrota da Oposição Unificada não foi somente a da classe operária soviética ainda não reconstituída, mas uma das derrotas sofridas pela revolução em vários estados europeus importantes, ou, em outros termos, a derrota da revolução mundial esperada por Lênin, Trotsky e sua geração. Para eles, a vitória da Revolução Russa era apenas a primeira etapa. Uma vez isolada a revolução na União Soviética, uma situação inteiramente nova tomava forma.
[...]

Fonte: Broué, P. 1994. A Oposição Unificada (1926-1927). In: O. Coggiola, org. Trotsky hoje. SP, Ensaio.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker