13 junho 2013

O psicologismo e o individualismo metodológico

Sidney Morgenbesser

A tese segundo a qual a Psicologia constitui a ciência social básica, tese freqüentemente chamada de psicologismo, vem tendo curso intrigante e atraente. O mesmo tem ocorrido com uma tese-irmã, a do individualismo metodológico, orientação que talvez possa ser adequadamente descrita dizendo-se que sustenta serem todos os enunciados a propósito de grupos e coletividades redutíveis a enunciados a respeito de seres humanos e suas inter-relações. A despeito de refutações repetidas e claras, essas teses continuam a manter-se. Os professores Popper, Hayek, Nagel e outros eminentes filósofos e cientistas sociais vêm continuando um debate para o qual trouxeram contribuição Hume, Hill, Marx, Dewey, Weber, Freud e outros que remontam ao tempo de Platão.

Essa longa e celebrada controvérsia concita, mas como que [escapa], a um sumário filosófico simples e a uma apreciação. Em verdade e como freqüentes vezes ocorre quando se trata de disputas metodológicas prolongadas, as numerosíssimas questões que se levantam durante a discussão dificultam colocação objetiva do assunto. Dessa maneira, face a um estado de coisas familiar, empregarei estratégia comum, buscando identificar as várias questões e problemas. A esperança, naturalmente, é a de que do esclarecimento decorra ao menos parcial fixação de idéias.
[...]

É a Psicologia a ciência social básica? A resposta deve ser, naturalmente, negativa, se entendermos a teoria do aprendizado como a teoria a que todas as outras ciências sociais devem ser reduzidas. A teoria do aprendizado não pode, por exemplo, explicar os processos do pensamento criador.

Apesar disso, o psicologismo sabe preservar-se. Em verdade, a história prova  que a Psicologia tem sido redefinida e reinterpretada para conservar-se como a ciência social básica.

Fonte: Morgenbesser, S. org. 1979. Filosofia da ciência. SP, Cultrix.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker