Restringindo a poluição petrolífera
Hans Liebmann
Apesar da forte poluição
das águas litorâneas hoje em dia existente e, parcialmente, também em alto-mar,
há possibilidade de se proceder ao saneamento dos mares.
Nesse processo devem-se
estabelecer certas diferenças: 1) impedir que os mares sejam poluídos pelo
lançamento de esgotos deterioráveis e infecciosos em rios ou por cidades
litorâneas; 2) impedir que se lancem no mar o lodo de esgotos tratados,
detritos industriais ou substâncias radiativas; 3) impedir a poluição
petrolífera. Nas diversas convenções internacionais já foram elaboradas
sugestões práticas para se obter o saneamento geral dos mares, incluídas suas
águas costeiras.
[...]
A poluição petrolífera
pode ser restringida em amplas proporções. Pode ser reduzido consideravelmente
o perigo de maiores acidentes, seguidos de derrame de óleo, através do
desenvolvimento e da aplicação de medidas de segurança reforçadas nas perfurações
de poços petrolíferos marítimos e no transporte do petróleo. As dimensões das
perdas de óleo, tanto no naufrágio como nas colisões de petroleiros, podem ser
reduzidas através da construção de muitos tanques de pequena capacidade no
lugar dos tanques de grande capacidade, bem como através da construção de
petroleiros com cascos e paredes duplas. No mar, a poluição petrolífera pode
ser diminuída, ainda, pela construção de recipientes capazes de receber, em
terra, a água de lastro embebida em óleo, exemplo que, com sucesso, já foi dado
pelas Diretorias de Água e Navegação (RFA) nos canais internos de navegação.
Como a instalação desses tanques traz certas dificuldades, recomenda-se que o
carregamento dos petroleiros seja feito pelo sistema denominado ‘carga em cima’.
As águas usadas na limpeza dos tanques receptores de petróleo são bombeadas
para um tanque especial, no qual, com a aplicação de processos diversos, a água
pode ser separada do óleo. Depois, essa água, que permanece sob a camada de
óleo, mas já isenta de óleo em larga escala, pode ser lançada na corrente de água
produzida pelas hélices do navio. A nova carga de óleo poderá então ser
acrescentada ao óleo restante, de maneira que nada se perde. Assim, igualmente,
todos os grandes cargueiros e navios de passageiros deverão, no futuro, ser
equipados de maneira que a água acumulada na quilha possa, através de decantadores,
ser depurada dos restos de óleo. Para se manter a níveis mais reduzidos possíveis
a poluição dos mares causada por detritos sólidos lançados dos navios, deverão
ser construídas nas grandes cidades portuárias instalações de incineração de lixo,
dotadas de correspondentes depósitos de lixo, como já se pode encontrar, em
parte, nos portos alemães.
[...]
Fonte: Liebmann, H. 1976
[1973]. Terra, um planeta inabitável?
SP, Melhoramentos & Edusp.
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