04 outubro 2018

O paladar entre os vertebrados

Sonia Maria Brazil Romero

Os receptores de gosto, nos vertebrados, estão localizados nos botões gustativos. [...] [E]stes botões são compostos por células receptoras secundárias dotadas de microvilosidades em sua extremidade, células de sustentação e células basais que dão origem às novas células receptoras. Estas últimas, por não serem células nervosas, fazem sinapse com fibras aferentes de neurônios sensoriais.

Na maioria dos vertebrados, os receptores de gustação são encontrados na língua, na epiglote, na parte posterior da boca, na faringe e no esôfago superior. [...] Em anfíbios e peixes, podem se distribuir sobre a pele, sendo muito abundantes na superfície do corpo em bagres e carpas. Nos peixes, os botões podem ser encontrados ainda nas brânquias e nadadeiras.

O paladar está presente nos diferentes níveis da evolução dos vertebrados. Nos mamíferos, quatro sensações primárias podem ser distinguidas pelos botões gustativos: doce, amargo, azedo e salgado. Aves, répteis e anfíbios têm um sentido de gustação pobremente desenvolvido, embora rãs e sapos respondam, segundo alguns autores, a sal e ácido. Alguns peixes respondem às quatro qualidades – ácido, sal, açúcar e quinino –, mas respondem melhor às duas primeiras.

Fonte: Romero, S. M. B. 2000. Fundamentos de neurofisiologia comparada. Ribeirão Preto, Holos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker