07 junho 2023

Eu fui a três drogarias ontem

Donald Norman

[N]ós estamos falando do seu [cérebro] modo de operar – funcionalismo – e não de todos os componentes. Componentes não são relevantes um para o outro. Suponha que eu use a frase de Bob Abelson (Abelson 1963) “Eu fui a três drogarias ontem”. O que uma outra pessoa poderia retrucar ao ouvir isto? O tipo de resposta de uma pessoa normal seria “As duas primeiras não tinham o que você queria?” Esta pergunta indica que você sabe por que as pessoas vão às drogarias e que, normalmente, não se vai a três delas no mesmo dia. Você precisa ter uma tremenda quantidade de conhecimentos a respeito do significado das palavras, do modo como são reunidas em uma frase e, ainda, de como o mundo é construído, ou seja, o conhecimento do mundo. É o que eu quero que o meu modelo de comportamento faça.

Fonte: Evans, R. I. 1979 [1976]. Construtores da psicologia. SP, Summus & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker