23 janeiro 2015

Os tentilhões

Jonathan Weiner

Existem 13 espécies de tentilhões nas Galápagos. Algumas são tão parecidas que, durante a época do acasalamento, elas mesmas têm dificuldade em se identificar. Mas são também peculiar e impressionantemente diversas.

Os machos que Rosemary capturou esta manhã são [tentilhões-do-cacto]. Essas [aves] usam mais os cactos do que os índios das planícies usaram os búfalos. Ali eles fazem ninho; ali eles dormem; muitas vezes, ali eles se acasalam; bebem seu néctar; comem suas flores, pólen e sementes. Em retorno, polinizam os cactos, como abelhas.

Duas outras espécies de [tentilhões] usam ferramentas. Eles pegam um galho, um espinho, ou um pecíolo e o afiam com o bico. Depois o enfiam na casca de galhos mortos e conseguem tirar dali as larvas.

Um tentilhão nutre-se de folhas verdes, o que uma [ave] não deveria fazer. Outro, o [tentilhão-vampiro], encontrado principalmente nas muralhas de pedra, acidentadas e remotas, das ilhas de Wolf e Darwin, pousa nas costas dos mergulhões, bica suas asas e caudas, tira sangue deles e bebe. Os vampiros também esmigalham os ovos dos mergulhões contra as rochas e bebem a gema. Bebem até o sangue de seus mortos.

Existe uma espécie vegetariana que sabe descascar um galho em longas tiras retorcidas, como as lascas de madeira de Geppetto, para chegar ao câmbio e ao floema. Existem também espécies que pousam nas costas dos iguanas e os livram dos carrapatos. O iguana convida um tentilhão a pousar como um gato que quer ser acariciado.

A árvore genealógica inteira dos [tentilhões] está marcada por esses tipos de especializações excêntricas, e cada espécie tem um bico adequado a elas. Robert Bowman, evolucionista que estudou essas aves muito antes dos Grants [Peter e Rosemary], traçou um mapa certa vez comparando os seus bicos com diferentes tipos de alicate. Os [tentilhões-do-cacto] carregam o alicate para os trabalhos pesados de um guarda-linha. Outras espécies portam análogos dos alicates diagonais de alavanca, dos alicates longos, dos alicates de fixação e dos alicates nariz-de-agulha curvos e retos.
[...]

Fonte: Weiner, J. 1995. O bico do tentilhão. RJ, Rocco.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker