Veículos automotores e aquecimento global
Michael P. Walsh
Os veículos automotores
geram mais poluição atmosférica do que qualquer outra atividade humana. Entre
os gases-estufa emitidos pelos veículos automotores (ou a eles atribuíveis)
estão os clorofluorcarbonos (CFC), o dióxido de carbono (CO2), o
óxido nitroso (N2O), o metano (CH4) e os precursores do
ozônio troposférico –hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx).
Os veículos automotores também são a principal fonte de monóxido de carbono
(CO), que tem papel importante nas concentrações de metano e ozônio
troposférico. Neste capítulo, descrevo em linhas gerais onde, como e em que
quantidade são emitidos os gases-estufa pelos veículos automotores e analiso os
outros poluentes emitidos. Em seguida, considero as tendências no aumento do
número de veículos automotores no mundo e seu provável impacto no aquecimento
global, se deixarmos essas tendências seguirem livremente seu curso, sem nos
esforçarmos ou para reduzir ainda mais as emissões ou para reduzir o número de
veículos – ou as duas opções acima.
[...].
A política correta para
tratar dos problemas ambientais locais e globais causados pelos veículos teria
os seguintes elementos:
** Padrões rígidos de
emissões de CO, HC e NOx, de forma que os novos veículos vendidos
nos EUA (e mundialmente) sejam equipados com controles de emissão
ultramodernos;
** Padrões de emissão de
dióxido de carbono suficientes para diminuir em 20% as emissões da frota global
a curto prazo e em 50% a longo prazo (levando-se em consideração não só as
emissões diretas, mas também as emissões associadas à extração, fabricação e
distribuição de combustíveis). Isso talvez implique níveis de eficiência de
combustível para os futuros veículos de aproximadamente 40 mpg [milhas por
galão] até o ano 2000 e de 90 mpg até 2030, a menos que se limite o aumento de
milhagem rodada por veículos;
** Minimização do
potencial de aumento contínuo do número e uso de veículos. No mínimo, isso
deveria incluir a adoção de políticas governamentais que ofereçam alternativas
atraentes ao uso de carros particulares. Um outro elemento importante seria o
aumento gradativo das tarifas energéticas, para estimular as pessoas a pagarem
por veículos e combustíveis altamente eficientes e a tomarem decisões sobre
estilo de vida que possivelmente minimizarão as viagens de carro, bem como os
outros usos da energia.
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