25 julho 2016

Aminoácidos não proteicos

Lincoln Taiz & Eduardo Zeiger

As plantas e os animais incorporam os mesmos 20 aminoácidos nas suas proteínas. Entretanto, muitas plantas contêm aminoácidos pouco comuns, chamados de aminoácidos não proteicos, que não são incorporados em proteínas, mas que estão presentes na forma livre e atuam como substâncias protetoras. Eles são muitas vezes similares aos aminoácidos proteicos. A canavanina, por exemplo, é um análogo próximo da arginina e a azetidina-2-ácido carboxílico apresenta estrutura semelhante à da prolina [...].

Os aminoácidos não proteicos exercem sua toxidade de várias maneiras. Alguns bloqueiam a síntese ou a absorção de aminoácidos proteicos; outros, como a canavanina, podem ser erroneamente incorporados às proteínas. Após a ingestão pelo herbívoro, a canavanina é reconhecida por uma enzima que normalmente liga a arginina à molécula de RNA transportador desse aminoácido, assim incorporando a canavanina em vez da arginina. O resultado desse processo é a produção de uma enzima não funcional, pois a sua estrutura terciária ou seu sítio catalítico é desorganizado. A canavanina é menos básica do que a arginina e pode alterar a capacidade de ligação de uma enzima ao substrato ou de catalisar reações químicas [...].

Os vegetais que sintetizam aminoácidos não proteicos não são susceptíveis à toxidade desses compostos. As sementes de Canavalia ensiformis, que sintetizam grandes quantidades de aminoácidos não proteicos, apresentam uma maquinaria de síntese proteica que pode distinguir entre a arginina e a canavanina, não incorporando esta última nas suas proteínas. Alguns insetos que se especializaram em plantas que contém aminoácidos não proteicos apresentam adaptações bioquímicas semelhantes.

Fonte: Taiz, L. & Zeiger, E. 2004. Fisiologia vegetal, 3ª ed. Porto Alegre, Artmed.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker