23 agosto 2021

Paralaxe

Rodrigo Dias Társia

As coordenadas (θ, ϕ), que especificam a direção de um astro na esfera celeste, são diferentes para dois observadores situados em lugares diferentes do espaço. Essa diferença entre as direções do astro, visto de dois pontos O e O’ do espaço, é denominada paralaxe. Ela é medida pelo ângulo, com vértice no astro, formado pelas duas retas que o unem aos dois pontos O e O’. Este ângulo é igual ao arco da esfera celeste compreendido entre as projeções geométricas dos dois pontos [...].

O termo paralaxe é normalmente usado nos casos em que a distância entre os dois pontos de observação é pequena em relação às distâncias entre cada um deles e o astro observado. Na prática, a paralaxe significa a diferença entre a posição do astro, medida num sistema de referência tomado como padrão e o ponto de observação real. O ponto mais comum tomado como origem é o centro da Terra e é em termos dele que as posições dos objetos do sistema solar são especificadas em anuários. A paralaxe desses objetos é denominada geocêntrica ou diurna e representa o efeito do deslocamento de um observador, da superfície para o centro da Terra. Para as estrelas, a origem é o centro do Sol; a paralaxe é denominada heliocêntrica ou ânua e representa o efeito do deslocamento de um observador, do centro da Terra ao centro do Sol.

A medida da paralaxe de um astro é o método fundamental para o conhecimento de sua distância. O método para a determinação dessa distância é o de triangulação: conhecida a distância OO’ (linha de base), a distância entre um astro A e o ponto O (ou O’) pode ser calculada resolvendo-se o triângulo plano OO’A. Isso requer o conhecimento do ângulo OAO’, isto é, da paralaxe de A.

Fonte: Társia, R. D. 1993. Astronomia fundamental. BH, Editora UFMG.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker