29 abril 2018

Como as baleias caçam seu jantar?

David Savold

Desde que Jonas deu o mergulho fatal para dentro da boca de “um grande peixe”, ninguém mais conseguiu fornecer aos cetólogos (de cetologia, ramo da ciência que estuda os cetáceos) um relato de primeira mão sobre como as baleias capturam suas vítimas. É um mistério tão antigo quanto o próprio Velho Testamento e tão esquivo quanto os próprios mamíferos marinhos.

As baleias são classificadas quanto ao fato de terem dentes (odontocetos) ou barbatanas (misticetos), uma estrutura semelhante a um pente ligada à mandíbula superior. As baleias com barbatanas, conforme sabemos, alimentam-se engolindo água e usando as mesmas como coador para reter peixes enquanto a [água] é expelida. Mas o modo como 67 espécies de baleias com dentes conseguem capturar seu alimento confunde os cetólogos. Os cachalotes, por exemplo, alimentam-se basicamente de lulas. Mas as lulas encontradas nos estômagos desses mamíferos de quinze a 45 toneladas não têm marcas de dentes. Como é então que esse enorme animal consegue capturar presa tão veloz?
[...]

Fonte: Leigh, J. & Savold, D., orgs. 1991 [1988]. O dia em que o raio correu atrás da dona-de-casa... e outros mistérios da ciência. SP, Nobel.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker