04 setembro 2022

O perfil cultural

Stéphane Hénin, Raymond Gras & Gérard Monnier

Deve-se entender por perfil cultural o conjunto constituído pela sucessão de camadas de terra, individualizadas pela intervenção dos instrumentos de cultivo, as raízes de vegetais e os fatores naturais reagindo a essas ações.

Vimos que esse conceito pode numa certa medida superpor-se ao de perfil pedológico. Por exemplo, numa rendzina acontece muitas vezes que o horizonte cultivado seja equivalente ao horizonte A; ao contrário, num solo castanho ou num solo castanho lixiviado, o perfil cultural representa um sistema de características nitidamente diferentes das do tipo pedológico.

É claro que num solo cultivado, manejado pelo homem, pode ser bem fácil distinguir os efeitos dos instrumentos de cultivo. No caso de pomares ou vinhedos, podem-se igualmente por em evidência as marcas da escavação, a localização dos buracos de plantio e, se for o caso, a zona influenciada pelas práticas aratórias interessando a camada superior do solo. Sob as pradarias, a situação pode parecer diferente. Todavia, mesmo quando a zona trabalhada não se distingue mais nitidamente do subsolo, é possível apreciar-se a estrutura da superfície modificada pelo pisoteio dos animais, o enraizamento das espécies úteis e especialmente a localização das raízes na superfície, a formação do ‘mat’, enfim o desenvolvimento da fauna hipógea, que modifica a estrutura dos horizontes superficiais e profundos; esses elementos permitem ainda, nesse caso, caracterizar o perfil.

Fonte: Hénin, S., Gras, R. & G. Monnier. 1976 [1969]. Os solos agrícolas. RJ, Forense Universitária & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker