07 junho 2016

Sistemática biológica e termos afins

Anthony Raw

Sistemática. Ciência que estuda a diversidade dos seres vivos e seus padrões de parentesco e evolução. Inclui a taxonomia e a filogenia (estudo das relações evolutivas entre os organismos).

Taxonomia. Parte de sistemática que trata do estudo teórico de classificação e da criação das regras de nomenclatura. O significado literal do termo – ‘leis de arranjo’ – vem das palavras gregas taxis (arranjo) e nomos (lei).

Classificação. Agrupamento de organismos em categorias naturais em função de características compartilhadas. Na prática, o termo tem dois sentidos: a colocação dos organismos em grupos supostamente naturais e a criação do esquema de classificação resultante desse ato.

Identificação. Atividade de identificar organismos. Ocupa a maior parte do tempo do taxonomista e o leigo imagina que é apenas isso que esse profissional faz.

Cladística. Método de análise das relações evolutivas entre grupos de organismos, através da identificação de seus caracteres primitivos e derivados. O conhecimento desses caracteres permite montar cladogramas (diagramas de clades, termo derivado da palavra grega klados, que significa ‘ramo’), os quais constituem hipóteses explícitas e testáveis dessas relações.

Fonte: Raw, A. 2003. Sistemática biológica no currículo universitário. Ciência Hoje 190: 59-61.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker