30 setembro 2021

Febre amarela


Juan Manuel Blanes (1830-1901). Un episodio de la fiebre amarilla en Buenos Aires. 1871

Fonte da foto: Wikipedia.

28 setembro 2021

Como a câmera funciona

John Hedgecoe

Em qualquer ofício, o primeiro requisito é uma familiaridade total com os aspectos técnicos do veículo e seus instrumentos. Para recapitular rapidamente, os elementos essenciais de qualquer câmera são:

1. As objetivas: captam a luz refletida pelo objeto e focam essa luz no ponto exato ocupado pelo filme.

2. A abertura do diafragma: uma abertura ajustável num disco dentro da objetiva. O tamanho da abertura determina a quantidade ou a intensidade da luz que atinge o filme, logo afeta a exposição do filme.

3. O obturador: uma barreira física na frente do filme que se abre por um tempo determinado. O obturador determina por quanto tempo a luz, que passa pela abertura, vai agir sobre o filme.

4. O visor: permite que a câmera seja dirigida cuidadosamente para o objeto escolhido.

Tanto nas câmeras compactas como nas reflex, o foco, a abertura e o obturador podem ser automáticos e/ou manuais.

Fonte: Hedgecoe, J. 1996. Guia completo de fotografia. SP, Martins Fontes.

26 setembro 2021

Sobre a guerra civil espanhola

Enric Mompó Martinez

Nas primeiras décadas do século XX, a Espanha era um país capitalista atrasado. Numerosos problemas democráticos estavam por resolver, entre eles a questão da terra, os movimentos nacionalistas em algumas regiões do país, a tradição intervencionista do exército na vida política... A burguesia espanhola, que havia perdido em fins do século XIX o que restava das colônias americanas, contemplava a repartição do mundo pelas grandes potências. [...]

Os primeiros contatos de Trotsky com a Espanha se remetem ao ano de 1916, mas somente em 1931 é que começará a dispensar uma atenção especial à marcha da revolução espanhola, expressa na queda da ditadura e da monarquia, e cujos primeiros passos se davam num contexto internacional de consolidação da contra-revolução stalinista na URSS e da ascensão dos fascismo na Europa. [...]

As consequências da derrota foram imediatas. A guerra civil espanhola havia sido o prelúdio da guerra mundial. Trotsky advertiu que a derrota da revolução espanhola iria significar o início da guerra imperialista na Europa; ao contrário, seu triunfo teria afastado este perigo, ao colocar a revolução socialista na ordem do dia.

Fonte: Martinez, E. M. 1994. In: O. Coggiola, org. Trotsky hoje. SP, Ensaio.

25 setembro 2021

Ferrugens

Mauricio Salazar Yepes & Anibal Alves de Carvalho Jr.

Ferrugem é o nome popular atribuído às doenças causadas nas plantas por patógenos da ordem Uredinales. A denominação popular do grupo deve-se à cor vermelho-ferruginosa que o conjunto dos esporos de algumas espécies apresenta. Pelo fato dos teleomorfos das ferrugens produzirem metabasídio, basídios e basidiósporos, este grupo é classificado dentro do filo Basidiomycota.

Fonte: Yepes, M. S. & Carvalho, A. A., Jr. 2010. Ferrugens: Diversidade de Uredinales do Parque Nacional do Itatiaia, Brasil. RJ, Technical Books.

23 setembro 2021

Um teorema lúgubre

Kenneth E. Boulding

Um bom exemplo desses modelos quase latentes é a teoria malthusiana. Este é o famoso e lúgubre teorema de economia: se o único freio ao crescimento da população é a fome e a miséria, não importa, então, que seja favorável o ambiente ou avançada a tecnologia; a população crescerá até tornar-se miserável e morrer de fome. O teorema tem, sem dúvida, um corolário pior, que tem sido descrito como o teorema completamente lúgubre. É esta a proposição de que, se o único freio à população for a fome e a miséria, então qualquer melhoria técnica terá o efeito final de aumentar a soma da miséria humana, porquanto permite que uma população maior viva precisamente no mesmo estado de miséria e de fome de antes da mudança.

Fonte: Hardin, G., org. 1967. População, evolução & controle da natalidade. SP, Nacional & Edusp. Excerto de livro originalmente publicado em 1956.

21 setembro 2021

Sobre a reprodução das tartarugas

Paulo D. Ferreira Jr.

No decorrer de seu processo reprodutivo, as tartarugas têm de buscar de locais de desova que possam contar com fatores físicos que propiciem ao mesmo tempo abrigo relativamente seguro para seus ovos e o calor necessário para garantir a incubação e a eclosão dos filhotes. Para as espécies que possuem determinação sexual dependente das características ambientais, os fatores extrínsecos à biologia, em geral, afetam a sua reprodução. Para estas espécies o período da incubação é um dos momentos mais críticos da vida destes animais. Entender como o meio físico influencia a temperatura dos ninhos é imprescindível à compreensão dos fatores que regem a determinação do sexo das tartarugas.

Fonte: Ferreira, P. D., Jr. 2009. Efeitos de fatores ambientais na reprodução de tartarugas. Acta Amazonica 39: 319-34.

19 setembro 2021

Carneiros canadenses


Carl [Clemens Moritz] Rungius (1869-1959). Big horn sheep on Wilcox Pass. 1912.

Fonte da foto: Wikipedia.

17 setembro 2021

Boca a boca

Fernando Brant

i.

É na carne, é no osso
A dor vai penetrando
Quem sentirá tanto como eu minha agonia?

Delírio de velha
Visão ou lembrança
Ah, como eu fui jovem
E amei tanto (demais) a vida

Estou sozinha na cama fria
Meu corpo arde na lenta espera
Estou sozinha na cama, na vida
Estou sozinha diante da morte

É o medo, é o frio
Nas juntas, nos nervos
Quem me dará força
Para ver o fim do pavio (de tudo)

Eu tenho fé no mundo e nos homens
Eu tenho fé nesta louca aventura
Eu quero sim este ar que me falta
Eu quero sim respirar boca a boca, amar

ii.

É na carne, é no osso
A dor vai penetrando
Quem sentirá junto com você sua agonia?

Delírio de velha
Visão ou lembrança
Ah, como foi jovem
E amou demais a vida

Acreditou no mundo e nos homens
E teve fé nesta louca aventura
Ela quis sim este ar rarefeito
Ela quis sim respirar boca a boca, amar

E é boca a boca
Que a nova se espalha
Quem conheceu sabe
Era uma santa mulher

Ah, sirva sua dor de exemplo e sol
Ah, sirva como luz na noite escura

Fonte (parte i): álbum Renascer (1976), de Nana Caymmi. Versão da canção com as duas partes (aqui referidas como i e ii) apareceu no álbum de compilação Maria, Maria/Último trem (2009), de Milton Nascimento.

15 setembro 2021

As taxas de crescimento seguem a declinar e estão agora abaixo de 0,08%

Felipe A. P. L. Costa [*].

RESUMO. – Este artigo atualiza as estatísticas mundiais a respeito da pandemia da Covid-19 divulgadas em artigo anterior (aqui). No caso específico do Brasil, o artigo também atualiza os valores das taxas de crescimento (casos e mortes). Ambas continuam a declinar. Entre 6 e 12/9, essas taxas ficaram em 0,0744% (casos) e 0,0787% (mortes). Estes são os valores mais baixos desde o início da pandemia. A tendência declinante, claro, não é definitiva nem irreversível. Entre as medidas que podem reverter essa tendência, eu destacaria três: (i) suspender ou afrouxar (ainda mais) as barreiras sanitárias impostas em aeroportos; (ii) suspender ou afrouxar (ainda mais) as medidas sanitárias internas (e.g., permitir grandes aglomerações e tornar facultativo o uso de máscara); e (iii) atrasar (ainda mais) a campanha de vacinação. Mais especificamente, preocupa saber que alguns clubes de futebol (e.g., Cruzeiro e Flamengo) insistem no desrespeito à saúde pública e seguem a pressionar os governantes para que liberem a presença de público nos estádios.

*

Fonte: o artigo completo pode ser lido AQUI.

13 setembro 2021

Smooth operator

Sade Adu

Diamond life, lover boy
He move in space with minimum waste and maximum joy
City lights and business nights
When you require streetcar desire for higher heights

No place for beginners or sensitive hearts
When sentiment is left to chance
No place to be ending but somewhere to start

No need to ask
He’s a smooth operator
Smooth operator, smooth operator
Smooth operator

Coast to coast, LA to Chicago, western male
Across the north and south, to Key Largo, love for sale

Face to face, each classic case
We shadow box and double cross
Yet need the chase

A license to love, insurance to hold
Melt all your memories and change into gold
His eyes are like angels but his heart is cold

No need to ask [...]

Fonte: DVD do filme As loucuras de Dick & Jane (2005), de Dean Parisot. Canção originalmente gravada em 1984.

12 setembro 2021

179 meses no ar

F. Ponce de León

Neste domingo, 12/9, o Poesia contra a guerra completa 14 anos e onze meses no ar.

Desde o balanço anterior – ‘14 anos e dez meses no ar’ – foram publicados aqui pela primeira vez textos dos seguintes autores: Fernanda Bered, Gerôncio Albuquerque Rocha, Jon C. Herron, Oskar Morgenstern, Rodrigo Dias Társia, Scott Freeman & Valdeir Del Conti. Além de outros que já haviam sido publicados antes.

Cabe ainda registrar a publicação de imagens de obras dos seguintes pintores: Edwin Landseer, Étienne Dinet & William Bell Scott.

10 setembro 2021

“Dane-se a saúde pública, eu quero é ganhar o meu dinheiro”

Felipe A. P. L. Costa [*].

Matérias publicadas ontem (9/9) na imprensa (e.g., aqui e aqui) dão conta de que o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), teria decidido liberar (de novo) a presença de público em partidas de futebol disputadas na capital mineira.

Segundo o mandatário, outros eventos deverão ser igualmente contemplados nos próximos dias. No caso do futebol, especificamente, a presença de torcedores não deve ultrapassar 30% da capacidade dos estádios. Alega-se ainda que todos os ‘protocolos sanitários’ recomendados pelas autoridades da área de saúde serão adotados.

A julgar pelo conteúdo da matéria ‘Kalil diz que contaminação entre torcedores de eventos-teste foi de 0,1%’, o prefeito teria justificado a sua decisão com base no seguinte raciocínio:

“Tivemos um resultado de 14 mil testes, em que a incidência – segundo os epidemiologistas e o Secretário de Saúde – foi de 0,1%. Isso nos deu uma certa tranquilidade, e nós vamos caminhar, dar passos, brigar, tentar, mas não vamos desistir. A obrigação do poder público é facilitar a vida de todos, e nós sabemos que o futebol é uma parte importante do lazer – como show, como tudo isso é importante para a cultura, para a diversão. É isso que nós temos que fazer.”

Ora, ora, ora.

ANALFABETISMO MATEMÁTICO?

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que foram realizados dois ‘eventos-testes’ no Mineirão, dois jogos com a presença de público – Atlético e River Plate, em 18/8, e Cruzeiro x Confiança, em 20/8. O percentual citado pelo prefeito viria desses dois eventos.

Cabe ainda ressaltar que o prefeito de BH é um empresário e um sujeito oriundo do meio do futebol. Mas não parece ser nenhum analfabeto matemático. (Consta que ele teria cursado engenharia – ver aqui.)

Ora, por que então ele estaria a agir como tal? Sim, afinal a ‘justificativa’ reproduzida acima é inconsistente com a ideia de que a presença de público nos estádios (assim como em outros eventos semelhantes) já seria algo seguro.

Para encurtar a história, basta dizer o seguinte: os próprios números citados na matéria – e divulgados pelo próprio prefeito – entram em choque com a afirmativa de que a presença de público nos estádios já não representaria mais um risco à saúde pública.

Ora, se a taxa de propagação da doença nos dois eventos-teste ficou em 0,1%, já temos aí um motivo mais do que suficiente para não permitir a volta do público aos estádios.

Por quê?

Porque 0,1% é o valor atual da taxa de crescimento no número de novos casos na população em geral (ver a figura que acompanha este artigo) – para detalhes, ver o artigo ‘Covid-19 – As taxas de crescimento seguem a declinar e estão agora em 0,1023 (casos) e 0,1062 (mortes)’.

*


FIGURA. Comportamento das médias semanais das taxas de crescimento no número de casos (pontos em azul escuro) e no número de óbitos (pontos em vermelho escuro) em todo o país (valores expressos em porcentagem), entre 11/7 e 5/9/2021. (Para resultados anteriores, ver aqui.) Note que alguns pares de pontos são coincidentes ou quase isso. As retas expressam a trajetória média de cada uma das taxas, além de projetar o comportamento esperado delas até o fim de setembro.

*

DENTRO OU FORA DOS ESTÁDIOS: QUAL É A DIFERENÇA?

Veja: Se são adotadas 'medidas rigorosas de prevenção' – como anunciam os defensores da liberação – e, ainda assim, a propagação da doença permanece no mesmo patamar que se observa na população em geral, uma conclusão parece inevitável: as medidas não estão funcionando. Não a ponto de reduzir a taxa de propagação em relação ao valor que se observa no restante da população.

Trocando em miúdos, as aglomerações (ao mesmo por enquanto) servem apenas e tão somente para manter (ou até estimular) a propagação da doença.

Atropelando a racionalidade, o recado que o pessoal envolvido no negócio do futebol (cartolas, patrocinadores, mídia esportiva etc.) está a passar é muito ruim. Algo do tipo: “Dane-se a saúde pública, eu quero é ganhar o meu dinheiro!”

*

NOTA.

[*] Há uma campanha de comercialização em curso envolvendo os livros do autor – ver o artigo Ciência e poesia em quatro volumes. Para mais informações ou para adquirir (por via postal) os quatro volumes (ou algum volume específico), faça contato pelo endereço meiterer@hotmail.com. Para conhecer outros artigos e livros, ver aqui.

* * *

09 setembro 2021

O monarca do vale


Edwin [Henry] Landseer (1802-1873). The monarch of the glen. 1851.

Fonte da foto: Wikipedia.

06 setembro 2021

Lend your love to me tonight

Peter Sinfield

Lend your love to me tonight
Don’t ask me who or what is right
I have no strength I cannot fight
Just flood my darkness with your light
I need no face I need no name
No martyr’s artificial shame
No crucifix I am not lame
And yet I ache to feel the flame
Arrest the sun and shoot the moon
The lamp of laughter dies too soon
To live reflected in a spoon
Makes it too hard to stay in tune
Believe me.

Unlock the door and unbar the gate
I’ll write I love you on the slate
And while St. Peter’s thieves debate
The price of time I will not wait
Or let the star blind road of fate
Confuse me
Abuse me
Misuse me.

Release my soul release my eyes
A clock unwinds a flower dies
Dishonesty disqualifies
You win the race but lose the prize
A tattered cloak behind the throne
It is unseen it is not known
Behind this face I am alone
I would give everything I own
To touch you...

Just lend your love to me once more
Don’t ask me what I came back for
Just watch the moonlight cross the floor
And as your blood begins to roar
You’ll feel your senses spin and soar
You will become my meteor
Divine and universal whore
Complete me.

Fonte: capa do álbum Works (1977), da banda Emerson, Lake & Palmer.

05 setembro 2021

Domesticação de plantas e genomas

Fernanda Bered

Diversos estudos moleculares, realizados nos últimos anos, têm confirmado as teorias sobre a domesticação de plantas. Os genomas, atualmente, são foco de estudo em grupos de pesquisa no mundo inteiro. Uma questão que é bastante discutida é a variação do tamanho dos genomas vegetais. Em angiospermas, os genomas têm valores extremos de 100 megabases (Mb) em Arabdopsis thaliana e 110.000 Mb em Fritillaria assyriaca. Sabe-se que o aumento do genoma não está diretamente relacionado com a complexidade do mesmo, o que é denominado paradoxo do valor C. O aumento dos genomas pode estar relacionado à poliploidia (ocorrente em aproximadamente 80% das angiospermas), sequências repetitivas e elementos de transposição. Emboras existam essas diferenças em termos de quantidade de DNA, diversos grupos vegetais como as gramíneas conservam uma grande colinearidade (sintenia) entre os seus genomas. Atualmente, estudos moleculares vêm sendo realizados no sentido de mapear comparativamente os genomas vegetais, identificando espécies ancestrais e descendentes. determinando sequências conservadas e contribuindo para estudos evolutivos das diferentes espécies.

Fonte: Bered, F. 2003. In: Freitas, L. B. & Bered, F., orgs. Genética & evolução vegetal. Porto Alegre, Editora da UFRGS.

02 setembro 2021

A teoria dos jogos

Oskar Morgenstern

A analogia entre os jogos de estratégia e o comportamento social e econômico é tão evidente que encontra ampla expressão no pensamento e até mesmo na linguagem dos negócios e da política. Frases como “uma jogada política” ou o “jogo da bolsa” constituem um reflexo familiar do que foi dito. Porém, a relação existente entre os jogos e essas outras atividades não é apenas superficial. Examinadas à luz dos métodos matemáticos modernos, torna-se evidente que muitas das formas de comportamento social e econômico são não só análogas, mas sim idênticas aos jogos de estratégia. Portanto, o estudo matemático dos jogos nos oferece a possibilidade de despejar luz nova e aumentar a precisão no que se refere ao estudo da economia.

Fonte: Carnap, R. et al. 1974 [1968]. Matemáticas en las ciencias del comportamiento. Madri, Alianza.

eXTReMe Tracker